° / °

Brasil
LUTO

Morre Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, aos 98 anos

Líder espírita morreu na noite desta terça-feira (13/5), em Salvador. Ele tratava um câncer na bexiga

Correio Braziliense

Publicado: 13/05/2025 às 23:04

Divaldo Franco lutava contra um câncer de bexiga e vinha recebendo cuidados médicos em casa/Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Divaldo Franco lutava contra um câncer de bexiga e vinha recebendo cuidados médicos em casa/Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Divaldo Pereira Franco, médium, orador e fundador da Mansão do Caminho, faleceu aos 98 anos em sua residência em Salvador, Bahia. A notícia foi confirmada pelas redes sociais da instituição que ele criou.

Divaldo Franco lutava contra um câncer de bexiga e, nos últimos tempos, vinha recebendo cuidados médicos em sua casa. Sua partida, ocorrida por volta das 21h45, encerra uma trajetória de mais de sete décadas dedicadas à divulgação do espiritismo, à psicografia de centenas de obras e à assistência social através da Mansão do Caminho.

“Retornou hoje à Pátria Espiritual, às 21h45, o médium, orador espírita e embaixador da paz no mundo Divaldo Pereira Franco aos 98 anos. Divaldo dedicou sua vida à Causa Espírita e ao amor ao próximo em Salvador e no mundo.”

Trajetória

Nascido em Feira de Santana, Bahia, em 5 de maio de 1927, Divaldo Franco se tornou um dos mais importantes continuadores do legado de Chico Xavier. Sua eloquência, serenidade e o profundo conhecimento da doutrina espírita o levaram a realizar milhares de palestras em centenas de cidades e dezenas de países, disseminando a mensagem de consolo, esperança e renovação espiritual.

Em 1952, ao lado de Nilson de Souza Pereira, Divaldo fundou a Mansão do Caminho, uma instituição que se tornou um exemplo de amparo a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Localizada em Salvador, a obra social oferece educação, saúde, profissionalização e apoio familiar, transformando a vida de crianças, jovens e adultos ao longo de sua existência. A Mansão do Caminho se tornou um farol de esperança e um testemunho vivo do amor ao próximo, ideal que Divaldo Franco sempre pregou e praticou.

A trajetória de Divaldo Franco foi marcada por inúmeros reconhecimentos e homenagens, tanto no Brasil quanto no exterior. Sua atuação em prol da paz, da educação e dos direitos humanos lhe renderam prêmios de diversas instituições, inclusive da Organização das Nações Unidas (ONU).


Sepultamento

Em informações divulgadas em comunicado por meio das redes sociais, o velório de Divaldo Franco será realizado nesta quarta-feira (14/5), das 9h às 20h, no Ginásio de Esportes da Mansão do Caminho, em Salvador. O sepultamento ocorrerá na quinta-feira (15/5), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

Com informações do Correio Braziliense.

Mais de Brasil