Acervo
FEMININA

Sem grandes intervenções, ingressos populares e legado: Executiva detalha inspeção da Fifa

Arena de Pernambuco recebe visita técnica da Fifa; Brasil busca sediar o torneio feminino com inclusão, sustentabilidade e impacto duradouro

Publicado: 12/05/2025 às 13:33

Arena de Pernambuco recebe inspeção da Fifa para Copa do Mundo Feminina de 2027A Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, recebeu na manhã desta segunda-feira (12) uma inspeção técnica da Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A visita contou com a presença de representantes da entidade, incluindo a brasileira Valesca Araújo, executiva de competições e serviços de equipes da Fifa, e a diretora da competição, Rhiannom Martin.

[SAIBAMAIS]A vistoria faz parte da etapa de avaliação das sedes candidatas, e a Arena de Pernambuco, localizada na região metropolitana do Recife, se apresenta como uma das possíveis anfitriãs dos jogos do torneio. Segundo Valesca, a estrutura existente no estádio é adequada, e as melhorias necessárias são pontuais.

“Quando propusemos os estádios, fizemos uma avaliação interna para que não precisasse de grandes intervenções e investimentos. Claro que adaptações e manutenções são necessárias, mas temos as estruturas. Precisamos apenas otimizar”, afirmou a executiva da FIFA.

Além das condições físicas da arena, a comitiva destacou a preocupação com a inclusão do público. A proposta da organização é oferecer ingressos populares para garantir a participação de diferentes camadas sociais, ampliando o acesso à competição.

“Apresentamos uma proposta para incluir todo mundo que já trabalha com futebol feminino e dar essa oportunidade de uma experiência única na Copa. Estamos estudando a possibilidade de categorias mais populares. A nossa intenção é que os estádios estejam cheios”, completou Valesca.

Outro ponto ressaltado durante a inspeção foi o compromisso com o legado da Copa. A FIFA, junto com a CBF, Conmebol e o Governo Federal, pretende iniciar projetos ainda antes do torneio, com o objetivo de fortalecer o futebol feminino no país de forma permanente. “Não queremos que seja um evento pontual. O objetivo é começar um trabalho agora, ter um pico durante a Copa e que ele siga depois”, finalizou.
 
Além de Recife, o Mundial Feminino de 2027 terá partidas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. A expectativa é de que o Maracanã receba o jogo de abertura e a grande final da competição.

Veja a lista dos estádios da Copa do Mundo:
  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Neo Química Arena (São Paulo)
  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Arena Pernambuco (Recife)
  • Castelão (Fortaleza)
  • Fonte Nova (Salvador)
  • Mané Garrincha (Brasília)
  • Beira-Rio (Porto Alegre)

Mais de Acervo