Acervo
HOMENAGEM

Pernambucanos medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris são homenageados

Pernambuco foi representado por oito paratletas nos Jogos Paralímpicos

Publicado: 12/09/2024 às 18:00

Pernambucanos medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris são homenageados no Espaço Pernambuco ImortalO Brasil teve um desempenho histórico nas Paralimpíadas de Paris, reafirmando sua posição de destaque no cenário mundial do esporte paralímpico. Em evento realizado nesta quinta-feira (12), na Arena de Pernambuco, dois paratletas pernambucanos: Carol Santiago (natação) e Raimundo Nonato (futebol de cegos), foram homenageados no "Espaço Pernambuco Imortal" - Hall da Fama dedicado a reconhecer os grandes nomes do esporte pernambucano.

[SAIBAMAIS]Maior medalhista de ouro do Brasil em Paralimpíadas, Carol Santiago foi uma das principais protagonistas em Paris. A nadadora conquistou três ouros e duas pratas na edição sediada na capital francesa. Nos Jogos de Tóquio, a paratletas subiu em cinco pódios: três ouros, uma prata e um bronze. No total, são 10 medalhas em Paralimpíadas.
 
Durante o evento, Carol Santiago não escondeu sua emoção de ser homenageada no seu Estado. “Eu estou muito emocionada para ser bem sincera. Eu me sinto muito honrada de ter recebido essa homenagem, é algo incrível. Eu acho que realmente o que a gente tem feito é algo muito grande e ver que isso tá sendo eternizado agora no meu estado, que possa virar inspiração em novas atletas, que possa vir a inspirar as pessoas. Eu estou muito feliz e orgulhosa de fazer parte dessa história dos grandes atletas de Pernambuco”, disse a paratleta.
 
A nadadora pernambucana fez questão de relembrar sua trajetória.“Muitas vezes a gente treina, se dedica e não vê onde vai chegar. É uma etapa muito difícil, o esporte é maravilhoso, mas ao mesmo tempo ele também é doloroso. Eu diria isso, fica tranquila que o que você está fazendo um dia o seu sonho vai ser realizado”, ressaltou.
 
Pernambucanos medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris são homenageados no Espaço Pernambuco Imortal 
Um dos maiores nomes do futebol de cegos no mundo, Raimundo Nonato, nascido na zona rural de Orocó, no Sertão, conquistou a medalha de bronze na capital francesa. Ao todo, o paratleta soma quatro medalhas em Paralimpíadas - três ouros e um bronze. 

O pivô pernambucano comentou sobre a sensação especial de dividir o espaço com outras lendas do futebol do Estado, como, por exemplo, o zagueiro Ricardo Rocha e o meio-campista Rivaldo. “Eu fico muito emocionado. Viver esse momento é algo que eu jamais poderia imaginar na minha vida. Estar ao lado de ídolos, pra mim é uma emoção indescritível, me sinto muito honrado”, destacou.
 
 Pernambucanos medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris são homenageados no Espaço Pernambuco Imortal
Mais de Acervo