Pernambuco inaugura 20ª oficina para produção de fardas para detentos em Vitória de Santo Antão
O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (18) no Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA)
Publicado: 18/06/2025 às 15:45

Detentos receberão por qualificação profissional (Foto: Amanda Claudino/SEAP)
Pernambuco inaugurou a 20ª unidade fabril implantada nas unidades prisionais para produção de fardamentos e roupas de cama e banho para os estabelecimentos penais. O espaço foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (18) no Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA), na Zona da Mata.
A oficina empregará inicialmente 15 detentos que vão atuar com 12 máquinas de costura e uma mesa de pintura de serigrafia, obtidos com recursos da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
Antes de começar a atuar, eles receberão por qualificação profissional e terão direito à remição de pena de um dia a menos a cada três trabalhados.
"Esses espaços só têm a contribuir de forma muito positiva na vida das pessoas que ainda estão no cárcere, pois oferecem qualificação, renda, remição de pena e, sobretudo, oportunidade e segurança para seguirem em frente", afirmou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.
A previsão, segundo o gestor, é inaugurar mais nove unidades fabris até o final de 2026.
As oito áreas de produção inauguradas em 2024 e 2025 estão instaladas nas unidades prisionais de Tacaimbó (1), Santa Cruz de Capibaribe (1), Canhotinho (2), Caruaru (1), Recife (1) e Buíque (1) e Vitória de Santo Antão (1).

