° / °
Vida Urbana
Tá chegando a folia

Carnaval 2026: estado anuncia 325 câmeras de segurança, drones e reconhecimento facial

As informações foram repassadas, nesta quarta (4), durante entrevista coletiva concedida pelo governo, no Recife. Ainda segundo o governo, haverá mais de 68 mil lançamentos de equipes das forças de segurança

Diario de Pernambuco

Publicado: 04/02/2026 às 11:43

  Recife, PE, 14/11/2025 - OPERAÇÃO PAPAI NOEL - A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, junto com a Policia Militar de Pernambuco, deu inicio da Operação Papai Noel no centro do Recife./ Rafael Vieira

Recife, PE, 14/11/2025 - OPERAÇÃO PAPAI NOEL - A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, junto com a Policia Militar de Pernambuco, deu inicio da Operação Papai Noel no centro do Recife. ( Rafael Vieira)

O esquema de segurança pública do governo de Pernambuco para o Carnaval 2026 contará com 325 câmeras. Elas serão distribuídas nos principais polos do estado. Segundo o Estado, são 285 novos equipamentos a mais em relação ao ano passado, que contou com 40 equipamentos de monitoramento para a folia.

As informações foram repassadas, nesta quarta (4), durante entrevista coletiva concedida pelo governo, no Recife.

Ainda segundo a gestão estadual, estão previstos mais de 68 mil lançamentos operacionais das forças vinculadas à Secretaria de Defesa Social (SDS), pelo segundo ano consecutivo. Os três mil novos PMs, chamados de "laranjinhas", também foram convocados.

"Nós esperamos fazer um carnaval ainda mais seguro do que foi feito em 2025. O carnaval do ano passado foi um carnaval de 11 dias, a gente teve quarta-feira de cinzas, quinta-feira foi 6 de março, a Data Magna, e sexta-feira foi ponto facultativo. A festa seguiu direto até o domingo. O mesmo lançamento extraordinário feito no ano passado, 68 mil lançamentos extras, porque a cidade continua funcionando de maneira normal e a gente precisa tomar conta da folia. Temos o mesmo efetivo do ano passado, com menos dias, são mais policiais nas ruas", disse o Secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho.

As ações envolverão as Polícias Milita e Civil, o Corpo de Bombeiros, além da Polícia Científica, a Defesa Civil, a Corregedoria e equipes da SDS.

Drones

O planejamento também inclui o uso de drones, com 11 equipamentos operando em nove municípios: Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Pesqueira e Triunfo. Os drones, conforme o governo, funcionarão sob chuva e altas temperaturas, voam por até 12 horas quase sem interrupção e contam com zoom de até 200 vezes.

"Isso nos permite ir lá para cima, e lá de cima 360 graus, a gente consegue olhar, mandar essas imagens para o centro de comando e controle, e isso possibilita que o policiamento, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, atenda de uma maneira mais rápida a qualquer situação de tumulto ou na prestação de um socorro, além da câmara termal, que muitas vezes facilita também no ambiente mais escuro", acrescentou Carvalho.

Além disso, também serão instalados totens de observação, plataformas elevadas, reconhecimento facial no Recife e em Olinda, câmeras corporais em grandes eventos e apoio aéreo com helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

"Nós esse ano estaremos novamente com câmeras de reconhecimento facial. Essa identificação pelo algoritmo é feito em poucos segundos e a equipe que está nas proximidades realiza a prisão como já vem fazendo. É para impedir que pessoas procuradas pela Justiça, muitas vezes por crimes de homicídio, de roubo, de estupro, estejam no meio dos foliões", destacou o secretário.

As ações estarão concentradas nos principais polos carnavalescos, como Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana e Vitória de Santo Antão.

Alerta celular

Na Operação Carnaval 2026, o serviço do Alerta Celular será empregado em três cidades: Recife, Olinda e Bezerros. Em 2025, mais de 9 mil celulares subtraídos foram recuperados em Pernambuco, com 109 mil aparelhos cadastrados. Desde o início do programa, já foram resgatados mais de 87 mil aparelhos e cadastrados 990 mil celulares.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas