Recife ganha ponto de compra de materiais recicláveis; saiba como funciona
O novo Ecoponto fica na Avenida Agamenon Magalhães, em Campo Grande, na Zona Norte. Ele foi inaugurado nesta quinta (30) e recebe pagamento imediato por PIX
Publicado: 30/07/2025 às 13:11

Novo ponto servirá como local de entrega e venda de recicláveis (Foto: Reprodução/Conecta Recife)
O Recife conta desde esta quarta (30) com um novo Ecoponto para entrega e venda de materiais recicláveis.
Situada na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Campo Grande, a estação faz parte do programa Recife Limpa, que já criou dezesseis EcoEstações em diferentes bairros, incentivando as entregas voluntárias.
A estação é ponto de entrega e também de compra dos materiais via PIX aos trabalhadores que vivem do comércio de papelão, vidro, alumínio e plástico.
“Os catadores autônomos, podem trazer para cá papel, papel gelão, alumínio, pet, vidro, e 100% desse material é comprado e é pago na hora no Pix”, destacou o prefeito João Campos, durante a inauguração.
O espaço foi criado em parceria com o Grupo Orizon, a Wise Plásticos e a O-I Glass, grandes empresas no setor de reciclagem, que irão pagar pelos materiais entregues na estação.
“A gente está fazendo uma nova etapa do Recife Limpa. A gente está contando aqui com três empresas. É a maior do Brasil de aterro sanitário, a maior do mundo da área de vidro, e uma grande empresa também de resina plástica. Elas estão bancando a compra
de todo o material que pode ser reciclado que é trazido para cá”, explicou João.
Assistência
O espaço também servirá como base de assistência para os trabalhadores que levarem seus materiais, apontou o prefeito.
“Para aqueles que não têm uma conta bancária, por exemplo, tem o Conexão Cidadã. Então esse equipamento aqui é do Governo Federal com a prefeitura, onde a gente faz toda essa orientação social. Então desde a abertura de uma conta, a encaminhar o catador se for preciso para um serviço de saúde, de assistência, de educação, tudo isso dentro desse espaço. A gente tá juntando proteção cidadã, economia, e proteção ao meio-ambiente”.
Reciclagem
De acordo com a prefeitura, todo o material arrecadado será enviado para o Ecoparque de Jaboatão, onde passa por triagem mecanizada e volta à indústria com novo uso. Além de reduzir os impactos ambientais, o projeto busca promover a circulação da economia e ampliar a inclusão de trabalhadores informais.

